Rivais do iPad não superam 5% de participação no mercado
Fonte: IDG Now!   
Qua, 07 de Março de 2012 / 18:47

Segundo levantamento da Forrester, tablet da Apple possui cerca de 75% do segmento; Kindle Fire, da Amazon, deve ser principal rival no ano

Na véspera do lançamento do iPad 3, um novo estudo da consultoria Forrester Research mostra como o tablet da Apple continua sendo líder absoluto do mercado em meio principalmente a rivais que usam o sistema Android, da Google. As informações são do site TechCrunch.

De acordo com levantamento feito recentemente pela consultoria, o iPad possui cerca de três quartos (73%) do mercado de tablets. A consultoria também nota que nenhum aparelho com sistema Android possui mais de 5% de participação nesse segmento. A Samsung tem 5%, a Motorola 4% e a Acer 3%; o HP TouchPad (já descontinuado) chegou a ter 6%, mas isso só aconteceu por um curto período em que a fabricante baixou muito o preço para acabar com os estoques do produto. No entanto, é preciso lembrar que a pesquisa da Forrester, feita em setembro de 2011, não leva em conta aquele que talvez seja o principal rival do iPad: o Kindle Fire, da Amazon.

O aparelho que usa uma variação do sistema Android chegou às lojas dos EUA com um preço atraente, 199 dólares contra 500 dólares do iPad, e fez sucesso no último trimestre. Apesar de não existirem números oficiais sobre as vendas do Kindle Fire, vale notar que a Amazon anunciou que as vendas dos seus produtos Kindle (incluindo os e-readers) cresceram 177% no ano passado e que o Fire foi o mais vendido entre eles. Além disso, alguns analistas de mercado, como Chetan Sharma, fizeram levantamentos próprios sobre o assunto.

De acordo com as estimativas de Sharma, a Amazon vendeu cerca de 4 milhões de unidades do Kindle Fire em 2011, o que coloca a empresa atrás da Samsung, com 6 milhões de unidades de tablets em 2011, durante o ano passado. Vale ficar de olho em como o tablet da Amazon vai se sair em 2012 contra o novo tablet da Apple. De acordo com os números e com a opinião de especialistas, ele parece ser o principal rival do iPad para a temporada. “Os tablets são sobre serviços. E é aí que a Amazon foi bem-sucedida onde outras empresas falharam”, afirmou a analista da Forrester, Sarah Rotman, em entrevista para a Bloomberg.

 
           

Assine nossa newsletter e receba notícias da área gráfica, além de informações sobre cursos e eventos do segmento

Assinar

Calendários de Eventos

Siga-nos no twitter

 André Borges Lopes
 Ricardo Minoru Horie
 Alexandre Keese
 Ana Cristina P. Oliveira
 Vitor Vicentini