Produção da indústria gráfica recua 2,39% em 2009
Fonte: Bytes & Types   
Sáb, 30 de Janeiro de 2010 / 13:43

A redução é bem menos acentuada do que a verificada para o restante da indústria de transformação (-6,7%).


O resultado decorre de queda de 12,19% na produção de cadernos e 2,2% na de embalagens impressas e de incremento de 2,14% na área de impressos editoriais. Tais números poderão ser retificados a partir de 15 de fevereiro, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fechar os dados consolidados relativos ao quarto trimestre de 2009.


Todos os dados integram o Índice de Produção Física da Indústria Gráfica, originado pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física PIM-PF, fornecidos trimestralmente pelo IBGE à equipe do Departamento de Estudos Econômicos da Abigraf Nacional.

Por sua vez, a pesquisa mensal do comércio PMC/IBGE indica aumento de 10% nas vendas, no comércio varejista, de produtos nacionais e importados do setor gráfico, nos 12 meses contados entre dezembro de 2008 e novembro de 2009. No mesmo período, também foi de 10% o crescimento das receitas nominais decorrentes da venda desses produtos. Assim, descontada a inflação pelo INPC, de 4,11%, as receitas de livros, jornais, revistas e produtos de papelaria cresceram 5,89% em termos reais, no comércio.

Fonte: Abigraf
 
           

Assine nossa newsletter e receba notícias da área gráfica, além de informações sobre cursos e eventos do segmento

Assinar

Calendários de Eventos

Siga-nos no twitter

 André Borges Lopes
 Ricardo Minoru Horie
 Alexandre Keese
 Ana Cristina P. Oliveira
 Vitor Vicentini