Amazon deve perder espaço no mercado de e-books
Fonte: Macworld   
Qua, 17 de Fevereiro de 2010 / 17:44

A competição com iPad e atual modelo de negócios com editoras podem prejudicar a líder e reduzir a vantagem do Kindle no mercado.

A pressão provocada pelas novas iniciativas no mercado de leitores eletrônicos pode fazer a participação da Amazon cair da casa dos 90% para 35%, de acordo com analistas.

Segundo um artigo do Wall Street Journal, um relatório do analista Spencer Wang, da Credit Suisse, afirma que o iPad é a principal ameaça à Amazon. Wang cita exemplo desse risco o modelo de  parcerias que a Apple pretende oferecer às editoras – que diverge da estrutura de preços adotada pela Kindle Store.

A proposta diferenciada de divisão de receita, conclui o especialista, vai forçar a Amazon a modificar os preços para tentar dar às editoras um acordo comparável ao da Apple.
Aliada à expectativa (ainda não confirmada) de entrada do Google no mercado de tablets, Wang prevê que as três principais participantes do setor conquistarão uma boa fatia do mercado de e-books, com a Amazon como a grande perdedora.

O modelo de negócios da Amazon sofreu críticas nas últimas semanas, com pelo menos uma declaração pública da editora MacMillan que gerou considerável repercussão na mídia. Em resposta ao lançamento iminente do iPad pela Apple, a Amazon anunciou uma política de taxas mais generosa para as editoras, assim como o lançamento de um kit de desenvolvimento que permitirá a criação de aplicativos para rodar no leitor.

Fonte: Macworld.com
 
           

Assine nossa newsletter e receba notícias da área gráfica, além de informações sobre cursos e eventos do segmento

Assinar

Calendários de Eventos

Siga-nos no twitter

 André Borges Lopes
 Ricardo Minoru Horie
 Alexandre Keese
 Ana Cristina P. Oliveira
 Vitor Vicentini