Apple venderá livros com DRM na iBookstore
Fonte: Bytes & Types   
Qui, 18 de Fevereiro de 2010 / 07:20

Um ano depois de eliminar o uso de recursos de controle de cópia e anti-pirataria em todo o seu catálogo musical, a Apple deixará a cargo das editoras escolherem se querem usar ou não o FairPlay, seu método de controle de direitos autorais (DRM). Filmes e séries de TV, por exemplo, ainda usam esse tipo de limitação.

A notícia vem de fontes do mercado editorial ligadas ao Los Angeles Times. Segundo a reportagem, algumas editoras irão optar por não usar o FairPlay, como a O’Reilly, uma das que criticam esse tipo de recurso anti-pirataria há tempos abertamente. Mas, infelizmente, a grande maioria vai adotar o DRM, pelo menos no início.

O formato de livros eletrônicos ePub é aberto e livre, mas pode ser empacotado com algum tipo de controle contra cópia, assim como o FairPlay. Outra empresa que adotou o formato ePub com esse tipo de controle foi a Adobe com o Content Server e o Digital Editions. É quase certo que os formatos não serão compatíveis e que o software desenvolvido pela Apple não será compatível com outros formatos de ePub sem DRM.

Fonte: Macmais
 
           

Assine nossa newsletter e receba notícias da área gráfica, além de informações sobre cursos e eventos do segmento

Assinar

Calendários de Eventos

Siga-nos no twitter

 André Borges Lopes
 Ricardo Minoru Horie
 Alexandre Keese
 Ana Cristina P. Oliveira
 Vitor Vicentini