Kodak recebe certificados da ABTG Certificadora
Fonte: Bytes & Types   
Sex, 06 de Novembro de 2015 / 07:51

Cerimônia contou com a presença do diretor da ABTG Certificadora, Bruno Mortara, que entregou os certificados dos Selos Ouro e Bronze ao presidente da Kodak Brasileira, Gilberto Farias

Em cerimônia realizada no Hotel Tulip da Alameda Lorena, em São Paulo, o diretor da ABTG Certificadora, Bruno Mortara, entregou ao presidente da Kodak Brasileira, Gilberto Farias, os certificados equivalentes aos Selos Ouro e Bronze, conquistados, respectivamente, pelas chapas Kodak Sonora e Kodak Trillian.

Na ocasião, Mortara elogiou a iniciativa da Kodak de submeter os produtos à avaliação e, também, enfatizou a necessidade de se investir em soluções cada vez mais sustentáveis para a indústria gráfica. Além disso, o diretor destacou o trabalho que vem sendo realizado pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) no âmbito de medir e analisar a pegada de carbono dos produtos gráficos, calcular esses índices e trabalhar junto a empresários e fabricantes para estimular a adoção crescente de soluções de mínimo impacto ambiental.

Por sua vez, o presidente da Kodak Brasileira reforçou que a certificação promovia pela ABTG Certificadora é uma conquista para a indústria gráfica brasileira. “Faço votos para que outros players também obtenham essa certificação”, disse Gilberto Farias.

"Temos trabalhado para mostrar a importância da sustentabilidade para a indústria gráfica e, no caso dessas certificações, vejo com muito bons olhos estas novas conquistas da Kodak", disse Bruno Mortara.

As chapas Kodak Sonora foram as primeiras a receber o Selo Ouro da ABTG Certificadora, tendo, como principal diferencial, sua tecnologia sustentável comprovada pelo fato de dispensar totalmente processadora - e, dessa maneira, elimina uso de químicos e água.

O Brasil é case mundial em vendas de chapas Sonora, tendo se tornado sucesso em market share do produto.

Já a ABTG Certificadora foi criada em 2011 e é a única certificadora brasileira especializada no segmento gráfico. Entre suas atribuições está um conjunto bastante amplo de certificações, várias delas vinculadas ao Inmetro. Também conta com uma equipe de auditores formada por especialistas em normas da Indústria Gráfica.

“Para a certificação, são realizadas auditorias no cliente com o objetivo de verificar a conformidade com a norma para qual está sendo solicitada a certificação. Uma vez que os critérios da norma são atendidos, depois de uma análise minuciosa por especialistas da área (auditores), a certificação é concedida por um prazo determinado”, explica Aline Rodrigues, coordenadora de certificação da ABTG Certificadora. “O Selo Qualidade Ambiental para Chapas de Impressão Offset é entregue a produtos que ofereçam as melhores práticas de fabricação de chapas para impressão offset. Para fazer essa auditoria, a ABTG Certificadora avalia o impacto ambiental que os fornecedores exercem durante todo o seu processo, desde a fabricação ao descarte final, através da avaliação do ciclo de vida do produto. São considerados os estágios de extração de recursos, fabricação, uso, armazenamento, embalagem e transporte. A metodologia de base é a Norma ABNT NBR ISO 14040:2001, que aborda os princípios e estrutura para a gestão ambiental. Entre os critérios de certificação, há três níveis de requisitos (selo bronze, prata e ouro) correspondentes às chapas tipicamente utilizadas com BPF (Boas práticas de fabricação).”

A certificação concedida pela ABTG Certificadora tem validade de dois anos. “As chapas Sonora atendem aos requisitos máximos e, por isso, receberam o Selo Ouro da certificação, o que significa a melhor performance ambiental”, explica Aline.

 
           

Assine nossa newsletter e receba notícias da área gráfica, além de informações sobre cursos e eventos do segmento

Assinar

Calendários de Eventos

Siga-nos no twitter

 André Borges Lopes
 Ricardo Minoru Horie
 Alexandre Keese
 Ana Cristina P. Oliveira
 Vitor Vicentini