Heidelberg e Gráfica Revelação se unem em ação interativa com a Turma da Mônica na Bienal do Livro
Fonte: Bytes & Types   
Sex, 09 de Setembro de 2016 / 17:41

Impressos com os equipamentos digitais Versafire da Heidelberg, quatro mil livros e dez mil cartazes foram personalizados com personagens criados pelos próprios visitantes

Entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro foi realizada em São Paulo a 24ª edição da Bienal do Livro – evento editorial mais importante do país. Uma das atrações de maior sucesso nos dez dias de exposição, promovida pela Editora Dentro da História e pela Maurício de Souza Produções, foi a instalação de totens onde crianças, jovens e adultos se divertiram criando seus próprios personagens (avatares), que depois eram impressos como personagens em livros personalizados da Turma da Mônica.

A proposta requeria máxima agilidade, por isso uma verdadeira gráfica foi montada dentro do estande - uma parceria entre a Heidelberg, que cedeu as impressoras digitais Versafire CV e Linoprint C901; e a gráfica Revelação, que já tem a editora como cliente há cerca de um ano. Para garantir o altíssimo nível de qualidade exigido para as publicações licenciadas por Maurício de Sousa, os equipamentos passaram por rigorosos testes até serem homologados como plataforma para esta importante ação.

“A nova geração é fascinada por tecnologia, e esta interatividade é um caminho, uma ponte para trazê-la para o universo dos livros. A experiência foi ótima e continuaremos desenvolvendo este trabalho, prestando todo o suporte à Editora Dentro da História – que em breve disponibilizará outros produtos, histórias e personagens seguindo este mesmo conceito”, afirma André Calil Jorge, sócio-diretor da Gráfica Revelação, que vem investindo fortemente em novas tecnologias que permitam atender com excelência o mercado de publicações personalizadas e sob demanda. “Esta é uma forte tendência no setor gráfico, especialmente no mercado editorial, e nossa meta é nos consolidar como referência neste segmento”, diz ele.

Sobre o apoio da Heidelberg e o desempenho dos equipamentos Versafire, André demonstra plena satisfação. “Por se tratar de uma ação diferenciada, inédita para nós e de grande responsabilidade pela quantidade de público esperado, havia o receio de que algo não saísse como o esperado, mas tudo correu perfeitamente. A velocidade de processamento e qualidade de impressão nas duas máquinas são inquestionáveis. São ótimas opções para trabalhar com grandes volumes de impressos personalizados, dados variáveis e livros sob demanda”, analisa.

Ricardo Vidal, gerente de Marketing e de Produtos para Impressão Digital da Heidelberg do Brasil, afirma que o intuito de apoiar a Gráfica Revelação neste desafio era, também, demonstrar ao mercado que as impressoras Versafire atendem com tranquilidade e excelência as principais exigências da impressão sob demanda, incluindo produtos editoriais: “Hoje é muito comum as gráficas precisarem produzir um único exemplar de um livro, ou uma grande quantidade de impressos personalizados. Ao mesmo tempo não podem deixar de oferecer a mesma qualidade, diversidade de acabamentos, substratos e efeitos especiais que sempre encontrou na impressão offset”, diz ele.

Toda a linha de impressoras Versafire da Heidelberg são avançados sistemas de produção digital em cores que processam uma vasta gama de substratos, exibindo versatilidade, escalabilidade e confiabilidade da primeira à última página impressa.

Sua inovadora tecnologia a laser oferece imagens de altíssima resolução. A amplitude de escala de cores e baixo ponto de fusão tornam possível a utilização de todos os tipos de materiais - como mídias sensíveis ao calor, papéis metalizados, transparentes, entre outros – sem perda na definição ou na produtividade, mesmo com substratos de maior gramatura. As impressoras Versafire possuem velocidade de impressão de 80 a 130 páginas A4 por minuto e trabalham com materiais de 52 a 400g/m², dependendo do modelo.

Lançada em 2015, a Versafire CV é a única plataforma digital no mercado na sua classe a oferecer o branco e o verniz como cor opcional. Adicionalmente, a Heidelberg lançou a Versafire CP, sistema de impressão digital para altos volumes de baixas tiragens, que permite impressões 4 cores de alta qualidade com produtividade em altas gramaturas sem igual e formato de até 700 mm.

Na drupa, a Heidelberg celebrou a milésima impressora Versafire instalada no mundo, comprovando o sucesso de sua estratégia em impressão digital.

 
           

Assine nossa newsletter e receba notícias da área gráfica, além de informações sobre cursos e eventos do segmento

Assinar

Calendários de Eventos

Siga-nos no twitter

 André Borges Lopes
 Ricardo Minoru Horie
 Alexandre Keese
 Ana Cristina P. Oliveira
 Vitor Vicentini