Artigo: "O empresário gráfico também é um ser humano?"
Fonte: Printconsult   
Ter, 07 de Março de 2017 / 07:39

*Thomaz Caspary

.

Queremos falar hoje um pouco do empresário gráfico, não como gostaríamos que ele fosse ou agisse, porém como ele é na sua essência. O empresário gráfico não fica sòmente dando ordens, revendo custos, se desgastando com a produção.

O gráfico muitas vezes se estressa, pois não se lembra de si próprio. Não faz uma auto-avaliação do que pensa, do que almeja, de sua satisfação no trabalho, na vida familiar e na sociedade. Podemos dizer que esta auto-avaliação é aquela que fazemos de nos mesmos. Os psicólogos denominam isto de autoestima.

A auto-estima é a avaliação que fazemos; o ser humano faz de si mesmo. É super importante em nossas vidas e influencia tudo o que fazemos, desde pedir um favor a um colega até ter coragem para se apresentar frente a um grupo para uma palestra. Podemos dizer que esta avaliação é fator de sobrevivência do próprio gráfico como ser humano no mercado. A autoestima, confere a cada um a iniciativa e coragem para correr riscos. E isso é um dos papeis fundamentais do empresário gráfico. Se fizermos uma análise do que devemos avaliar em nós mesmos, podemos elencar uma série de conceitos.

Esta auto avaliação é sempre composta em primeiro lugar de uma grande quantidade de amor próprio que podemos traduzir por um amor incondicional que temos por nós mesmos, aceitando nossas qualidades e defeitos. Mesmo quando erramos, temos que saber que somos dignos de respeito e amor. E como poderemos comandar a nossa empresa, se não tivermos uma grande porção de autoconfiança, ou seja, aquilo que nos dá coragem de agir em situações novas, tomando decisões de todos os tipos.

Importante também é a autoimagem, ou seja, o "retrato mental" que fazemos de nós mesmos. Como achamos que somos, nas diversas situações do dia-a-dia. O sucesso de um empresário está diretamente ligado à auto-estima adequada! Ser empresário gráfico implica certamente em saber sair de situações difíceis, de comandar seu pessoal adequadamente e de conhecer com firmeza o seu negócio.

Não precisa ser um técnico em cada setor tecnológico, más saber escolher e controlar seus subordinados. Por não saber certas coisas, ou mesmo errar, nunca deve se julgar "menos". Deve aproveitar esta oportunidade para aprender, não ficando frustrado ou se sentir "por baixo". O empresário tem que ter sua auto-estima (o seu lado psicológico) em dia.

Que fatores podem concorrer para afetar a auto-estima de um empresário? Antes de tudo, o histórico de sua vida e sua educação em casa (criação) e na escola. Não nascemos com um Manual de Instruções e muitas vezes nossos pais e familiares podem ter criticado mais nossos erros do que elogiado nossos acertos.

Um empresário pode ter tido apelidos pejorativos na infância e na adolescência, ou mesmo "BULLING". Isto pode ter abalado o desenvolvimento de sua autoestima. Finalmente, a sensação de inadequação do próprio meio de trabalho detona ainda mais a autoestima. A fim de resolver estes problemas, vão aqui algumas "dicas":

  • Conscientize-se de suas qualidades, seus defeitos, seus limites. Vá atrás de seu diferencial. Se não tivesse esse diferencial não seria empresário.
  • Seus conhecimentos de gestão são fracos? Aprimore-se! Vá atrás! A melhor forma de recuperar a auto-estima é fazendo algo para superar o que o desagrada, tendo coragem de mudar! Reveja sua autocrítica! Pessoas competentes erram, mas encaram o erro como um acidente e não como prova de incompetência. Errou? Corrige! Para atingir nossos objetivos temos que aceitar a perspectiva de erro!

O treinamento é fundamental para diminuir a ansiedade e aumentar a autoconfiança. Treinando você adquire previsibilidade, pois o treinamento aumenta a sua auto-estima e a auto-estima automaticamente aumenta a sua confiança. Nem sempre é simples. Se não conseguir, procure ajuda especializada, pois com baixa auto-estima você não trabalha corretamente e não consegue alavancar a sua empresa.

Reflita a este respeito e Sucesso!

 

*Thomaz Caspary é consultor de empresas, Coach e diretor da Printconsult Ltda.    Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 
           

Assine nossa newsletter e receba notícias da área gráfica, além de informações sobre cursos e eventos do segmento

Assinar

Calendários de Eventos

Siga-nos no twitter

 André Borges Lopes
 Ricardo Minoru Horie
 Alexandre Keese
 Ana Cristina P. Oliveira
 Vitor Vicentini